quarta-feira, 20 de junho de 2012

Valentina na Rio+20

Até o próximo domingo, o Rio de Janeiro abrigará a Rio+20, uma grande conferência promovida pela ONU, que tem como objetivo reunir chefes de estado de todo o mundo para discutir o desenvolvimento sustentável . Significa dizer, filha, que nesse evento gigantesco será traçado o futuro do nosso Planeta.
Você, Valentina, que acaba de chegar a este mundo, infelizmente um dia vai se dar conta de que os líderes de hoje tem muita dificuldade em firmar compromissos mais sérios para reduzir problemas dramáticos como a fome, o desmatamento, o acúmulo de lixo e o desperdício de água e outros recursos naturais. Vai sobrar para a sua geração, minha pequena. Para a sua e muitas outras que virão.
No último domingo eu e o seu pai levamos você ao Aterro do Flamengo, onde foi montada a grande tenda da Cúpula dos Povos. Diversidade é a palavra de ordem desse ambiente que reuniu uma multidão de pessoas tão diferentes, curiosos ou engajados, brasileiros ou de etnias muito distantantes, brancos, negros, amarelos, indios...
Tão pequena a nossa menina e já estava ali, presa ao peito do papai numa baby bag bem confortável, participando de todo aquele circo montado para tentar entender esse mundo louco e propor, de alguma forma, soluções para desacelerar essa degradação. Filha, no meio de tanta confusão, bonito mesmo foi quando tiramos uma foto com você ao lado de um jacarandá bebê, plantinha linda que ganhamos de presente num estande e que ai se tornar uma árvore frondosa daqui a muuuuiiiiiiitos anos. Posamos bem ao lado da triste cena de uma queimada. Vida e morte lado a lado. Você e o pezinho de jacarandá representando a esperança.

 Ao receber de presente o jacarandá, filha, você, aos três meses, já pode se considerar bem perto de realizar uma das três coisas que nós, adultos, inventamos como sinal de realização pessoal: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

Depois do passeio, fomos ao restaurante Santa Fé, na Glória. Você ficou tão quietinha no meu colo enquanto eu almoçava que não pude deixar de me orgulhar da minha pequena. Com as mãos na boca, fazendo brulhinhos e sorrindo muito...

No final da tarde, recebemos a visita de um casal de amigos com o seu filho de oito anos. Tiramos fotos lindas de você ao lado do "amigo". Mais roupinhas de presente. Desta vez, uma bata, casaquinho e uma calça super descolada!!

mil beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário