segunda-feira, 12 de março de 2012

Dedo ou chupeta?



Valentina adora colocar os dedinhos na boca. Segundo os especialistas (ando lendo tudo!!) os bebês fazem isso como forma de relaxar. Muitas crianças costumam carregar este hábito por muitos anos - eu mesma fui uma delas. Comprei três chupetas muito bonitinhas para a nossa menininha, mas, assim como fiz com o João Pedro (ele chegou a ter 11!), deixei os apetrechos no armário e jamais ofereci ao bebê. Nada contra as mães que fazem isso. Eu mesma acho lindo ver um bebê de chupeta. Mas me corta o coração saber que ele vai sofrer quando tiver que se despedir da companheira. Já vi pais usando mil artifícios para ajudar o filho a abandoná-la e não queria passar por isso com a Valentina (também não quis com o João).

Ainda de acordo com especialistas, este é um tipo de sucção não nutritiva. É muito importante para ajudar a desenvolver os músculos faciais (ou oral-motores) para a alimentação e depois para a fala. Também é utilizado como uma ferramenta de autoconforto. Sugar o dedo aumenta a salivação e simula a maneira natural com que os nutrientes são ingeridos, o que melhora a digestão. Estudos com bebês prematuros mostram que a sucção não nutritiva auxilia no ganho de peso principalmente porque acalma o bebê e diminui o choro de irritação, o que permite que o bebê conserve calorias e use sua energia de maneira mais eficiente. Portanto, é importante estimular seu filho a levar as mãos à boca, bom como os dedos e os brinquedos seguros.

Outra coisa muito bonitinha que ela faz é deitar a cabeça sobre os dois braços quando acaba de mamar.Em praticamente todas as ultras, nós a vimos nesta posição. E pensar que, poucos dias atrás, ela estava dentro da minha barriga.

Ai, que charme esse brinco na orelha. Parece uma mocinha...

As carinhas são apaixonantes. Coisa linda ela prestando atenção nas músicas que colocamos. Ontem e hoje ouviu Beatles para bebês. Uma graça.

Agora vou aproveitar que ela dormiu e correr para a cama. Nunca se sabe por quanto tempo vou conseguir descansar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário