segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ah, meu amor!

Valentina aprendeu a dizer ah, meu amor (ah, momô...). Tão linda fazendo carinha de boneca quando diz essa frase e olha para mim. O coração, claro, transborda de amor.

Ná-ná

Voltei, filha!!!
O tempo tem andado numa velocidade inacreditável. Há muitos afazeres e pouco espaço para as coisas realmente agradáveis, como escrever cartas para você. Mas, claro, a grande prioridade e os momentos de maior satisfação são os que passamos juntas, nos divertindo, curtindo a companhia uma da outra e aprendendo muito sobre as coisas (e coisinhas) da vida. A sua inteligência é realmente incr'[ivel. Nos últimos meses, a sua capacidade de aprendizado quadruplicou. A cada dia que passa nos supreendemos com um montão de novidades que você nos apresenta.
Você agora fala seu nome ( ná-ná), diz mamaI e papaI, Ta (Natalícia), Pi (pinguim, que adora, aliás!), auauau ( essa é fácil!), pê (peixe), bi (abrir), ca (água), mimi (dormir), ami (amiga, sempre as bonecas), cocó (galinha), tatá (sentar com você no tapete do quarto), achei (direitinho, assim mesmo!), bou (quebrou!), ahhhh, dodói (direitinho!), estala a lingua para imitar o cavalo, cocô, xixi, pé (ah, essa palavra você adora), bi (umbigo, um dos seus brinquedos favoritos!), dê (dedo), SIMMMM (estamos ensinando agora, pois você só fala no non  - não), papá (comida), gê (gelatina). Mô (Monica, amiga da Má , a Magali), Co (controle remoto, que você, claro adora). Ah, ensinei uma coisa muito bonitinha: digo, por exemplo, que cenoura é muito... e você completa com BOOOOMMM. Linda!!! Rimos muito quando a pergunta é sobre a sua idade. Você ergue o dedo indicador (indicando o número 1) e diz: DOOOOSSSSSS. Fora as várias danças que aprendeu. Gira para um lado e o outro, sapateia, ergue os braços, bate palma. Uma curtição, filha. Fomos a duas esta sjuninas e você deu um show. Na festa da Kiki, uma amiga, foi a estrela da pista. Os convidados pararam só para ver você evoluir no meio do salão. Pura alegria!!
E os livros? Adora ler as historinhas, principalmente quando o livro é de pop ups. Eu, claro, fico super orgulhosa. Você é a nossa alegria, filha. Mil beijos!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Muitas novidades

Menina linda,

você está incrível!!!!  Já escrevi isso aqui várias vezes, mas eu e o seu pai não nos cansamos de admirar o seu desenvolvimento tão acelerado. Hoje mesmo, com a sua camisola longa e meias com sola de borracha, parecia uma avózinha andando de um lado para outro da casa. Mais engraçado foi acompanhar a novidade do dialeto que você começou a falar esta noite. Foi muito engraçado.
Estamos muito grudadas, filha. Eu não me canso de agarrá-la, dar cheirinho, beijos e apertões cheios de amor!!!! Você é luz, Valentina. Por onde passa, dispara raios de alegria e encantamento.
Filha, você já fala Hanah, chamando pela cachorrinha do sítio que agora é sua. Dá cheirinho em nosso pescoço, beija, abraça, mostra várias partes do corpo ( barriga e cabeça são as suas favoritas), sabe exatamente o nome de cada um de nós. É alegra, brincalhona, ágil, esperta. Sobe sozinha no cavalinho, desce da cama e do sofá, tenta subir na cadeira e já balbucia a palavra água. Mais lindo ainda é quando você, de madrugada, chama o meu nome. Papai também está ganhando muitos chamegos, pois você demonstra estar feliz quando ele está por perto. João também tem ganhado muitos beijos, mas mordidas e alguns tapinhas também...pobrezinho. Vivo dizendo a ele para não fazer você ficar irritada, pois a pequeninha é brava. Lindo é ver o carinho que vocês sentem um pelo outro.
Ah, ontem, no feriado, uma grande surpresa: você conheceu a tia Bárbara e o primo Erick. Foi muito legal ver a família unida novamente.
beijos e até amanhã!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Você é puro brilho, filha

É maravilhoso chegar em casa e ganhar um abraço apertado, antecedido de uma corrida alegre aqcompanhada de um lindo sorriso nos lábios, deixando oito dentinhos à mostra. Você é assim, Valentina. Minha luz, meu sol, minha força. Te amo!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Valentina na fazenda

"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos."
Manoel de Barros


Valentina, filha querida, é realmente fascinante acompanhar o seu crescimento. A velocidade com que você assimila as novidades do mundo que se descortina à sua frente é fantástica.
Passamos o feriado num hotel fazenda maravilhoso na região onde imperaram, durante muitos anos, as fazendas de café e os seus respectivos barões. Chegamos na quinta-feira Santa, já no fim do dia. Um ventinho frio tomava conta do lugar e eu fiquei assustada com a possibilidade de a sua crise alérgia piorar.
Logo na chegada você ficou encantada com os coelhinhos de pelúcia - pequenos, médios e grandes - que enfeitavam a recepção do hotel. Apontava para um e para outro, balbuciando palavras esquisitas que só existem no mundo dos bebês. Os olhinhos, meio caidinhos, brilhavam muito diante daqueles bichinhos que a convidavam para brincar. Depois de uma farra com a coelhada, logo você notou que por ali támbém havia uma mesa farta com muitos pedaços de queijo branco. Comeu vários deles e sempre pedia mais e mais!
O quarto era uma delícia de aconchegante. Seu berço, porém, representava um certo perigo, pois a grade baixa e o colchão mais alto convidam você a fazer estripulia. Não deu outra. Rapidamente você descobriu como entrar e sair de lá. Mesmo que isso representasse uma queda de cabeça para dentro ou fora daquele cercadinho. Eu e o seu pai tivemos que montar um esquema de segurança, com cobertores fofos no chão e um bom empurrão em nossa cama para a parede, como medida de proteção a esta menina levada.
No jantar, você já fez aquela farra. Passeou pelas mesas, curtiu o coelho gigantesco e seus pequenos amigos que enfeitavam o buffet, acenou para todo mundo, mandou beijos e fez amizades com várias crianças. Infelizmente, nem todas quiseram muita conversa com você, filha. Os maiores, principalmente, às vezes têm mania de brincar de egoístas e mal educados. Mas, você, linda, chamava a todos de " nenén" e mantinha sempre os olhinhos amigáveis e os braços abertos para fazer carinho. Eu e o seu pai ficávamos com o coração cortado, mas fazer o quê? Muito provavelmente você fará a mesma coisa quando crescer um pouquinho. Mas faremos de tudo para que você seja sempre muito carinhosa.
Preciso contar uma coisa muito engraçada, filha. Você mamava no peito enquanto eu, distraidamente, conversava com o seu pai no quarto do hotel. De repente, quando me dei conta, você colocou a boneca para mamar também, com barulhinho e tudo mais. Morrermos de rir! Você tem cada ideia, Valentina. É muito inteligente! 
O passeio pela fazenda foi a maior curtição, filha. Você correu atrás dos patinhos, deu milho para eles, andou de trenzinho e até assustou-se com o som do cabrito. Seu pai, meio maluquinho, colocou você dentro do cercadinho dos porquinhos ( estavam todos bem limpinhos, claro). Tirei foto rapidamente e seguimos em frente. Também amou o coelhinho solitário que mora numa gailola enorme em frente à casinha de bonecas. Você não sabia o que fazer diante daquela coisinha fofa. Dizia auauau, fazia barulho e andava de um lado para o outro. Por pouco ele não mordeu o seu dedinho!
A viagem teve outras muitas coisas boas. Festa Anos 60, onde você dançou a valer na pista comigo e com o seu pai; comida deliciosa, presentes como as lindas bonecas de pano que compramos para você...
Mas, infelizmente, tivemos que combater uma febrinha que a incomodou bastante. Como o clima é frio e o ar muito úmido, você ficou com as narinas bem congestionadas, filha. Deu pena. Felizmente, quando chegamos em casa, tudo ficou bem. Aliás, foi contagiante a sua alegria ao entrar na sala, correr pelo corredor e, finalmente, voltar para o quartinho lilás. Logo logo ficou boa.  Valeu o passeio!
Muitoe e muitos beijos!



segunda-feira, 25 de março de 2013

Harry Potter?!

Valentina,

estou morrendo de peninha de você, com o nariz escorrendo e uma tosse chatinha, chatinha. Não é novidade para ninguém - ainda para mais para uma mãe, como eu, que já passou por experiência similar - que a creche produz esse tipo de coisa. São muitas crianças interagindo o dia inteiro, além das própria monitoras ( ninguém sabe quais são os hábitos de higiene e a saúde de cada uma delas, não é verdade?). Os vírus e bactérias estão por ali, rondando, participando de todas as atividades com os pequenos. Por isso mesmo a sua pediatra receitou um kit creche. Mas também sabemos que homeopatia é algo que não dá conta do recado de uma hora pra outra...
Mesmo com esse quadro, você não para quieta um minuto!!!!!!! No fim de semana, acertou a tampa do organizador na sua testa. João Pedro disse que você virou o Harry Potter, por causa da marquinha...rs. Hoje voltou bem dengosa da creche, querendo colo o tempo todo. Mas bastou encher a barriguinha que a energia voltou rapidinho. Só parou bem tarde, quase às 23h!!
Uma das diretoras da creche veio conversar comigo hoje. Disse que vai transferi-la para a turma do  Maternal, por conta da sua desenvoltura. Hoje, no berçário, você é o único bebê que anda. Isso deve acontecer em junho. Achei bom ganhar esse tempo para que eu e seu pai nos acostumemos com a ideia de que você vai cair muito mais, disputar os brinquedos com outras crianças e, o pior: provavelmente ganhará uns beliscões de vez em quando. A ideia da coordenadora da escolinha é passá-la já para a outra turma. Felizmente, minhas preces foram ouvidas e isso só acontecerá mais adiante...ufa!! Todos ficam muito impressionados com a sua inteligência e capacidade de raciocínio rápido. Ok, ok, mas vamos mais devagar com o andor. Você terá muito tempo pela frente!!!
Novidades no fim de semana: você já faz direitinho o barulho do cachorro ( au, au). Também canta a música ( além de dançar, claro!) da Galinha Pintadinha... pó, pó, pó, pó...  Fala e aponta para o mamão (mão), banana ( nana), irmão (mão). Olha para os nossos lábio, como se quisesse repetir cada sílaba que pronunciamos...
Entende absolutamente tudo o que dissemos e adora quando coloco uma roupinha em você e faço mil elogios. Fica toda orgulhosa. Na natação, a tia Fernanda vive chamando você de boneca. Todas as senhorinhas que fazem hidroginástica interrompem a aula só para vê-la desfilar com os seus modelitos de maiô ( zebrinha, Minie, Branca de Neve).  E a carinha de coelha? Amo!!! Também curte muito escovar os dentes, essa minha princesa.
No sábado, achei lindo você dormir em cima do meu peito. Tão aconchegada. Quando me distancio um pouco, ouço o mama mama e voltou correndo. Aliás, quem corre é você pela casa toda. Pega os sapatos, carrega os brinquedos de lá para cá, de cá para lá, agarra as minhas pernas, do seu pai, da sua avó. Uma coisa!!!!!!
Bem, filha, amanhã tem mais!!
beijos mil!

domingo, 17 de março de 2013

Valentina no teatro com a Monica e a Magali

Valentina,

ontem você foi ao teatro pela primeira vez. Assistimos o musical Monica Mundi, no Teatro Net, em Copacabana. Foi lindo! Você nem parecia uma menininha de apenas 1 ano. Bateu palmas, dançou e apontou o seu dedinho para todos os personagens. Olhava para o palco e, encantada, sorria e mostrava para mim o motivo de sua alegria. Foi muito bom, filha. Como você ama a sua boneca Magali, mostrei o tempo todo que ela estava lá, no palco, dançando e pulando para a minha princesa.
 O espetáculo é muito bem produzido. No^final, uma mensagem de paz. Todos os personagens do Mauricio de Souza, num painel branco, pregavam a paz entre os povos. As crianças adoraram. Você acabou cedendo ao soninho nos últimos dez minutos da peça, mas tudo bem. Eu me emocionei por nós duas. Lembrei muito da minha infância e comemorei o fato de poder mostrar um pouco da magia dos personagens que mais gosto para você. Obrigada por você existir, Valentina.
O Teatro Net é o Tereza Rachel todo reformulado. Fiquei feliz ao ver que fizeram um bom trabalho por lá. Frequentei muito este espaço na minha infância e adolescência e gostei muito de ver que o reergueram. Ponto para o Rio de Janeiro. Pena que ainda há muito a se fazer para melhorar as áreas de cultura aqui nesta Cidade. Vamos torcer para que os governantes prestem mais atenção nisso.
Novidades: filha, você já imita direitinho o latido do cachorro! 
Aponta e fala mamão.
Está adorando comer torrada integral com queijo
Pega a primeira bolsa que vê pela frente ( pode ser sacola também!) coloca no ombro, agarra uma de suas bonecas e vai para a porta, acenando para todos. É exatamente o que faço quando vou trabalhar. Quanto à boneca, acho que é você querendo muito seguir comigo para o trabalho. Linda! Fiquei como coração apertado, ao mesmo tempo que ri muito com a sua encenação.
Hoje fomos à Lagoa. Eu, você e papai andamos na bicicleta triciclo. Foi muito divertido! Depois, você se divertiu muito no pula-pula. Felizmente chagamos em casa depois da baita chuva que caiu no Rio.
Vou dormir, filha. Amanhã tem mais!
beijos mil!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia de Thinker Bell!

Um lugar mágico, repleto de fadas, duendes,carrosel, xícara maluca, pula-pula, casinha de bonecas, cavalinhos, árvores bem verdejantes e muita alegria. Soma-se a isso a presença de uma menininha muito linda, vestida de Thinker Bell que, juntamente, com seus pais e convidados deixou a tarde do último domingo, dia 10 de março, com um brilho muito especial.
Assim comemoramos o seu aniversário, filha. A festa, no buffet Comemorando, foi maravilhosa. Muitos amigos, parentes queridos, irmãos e bastante animação por parte dos recreadores. Vocë chegou dormindo, vestida com um "longo"vermelho estampado, armadinho, feito uma princesinha. Na cabeça, tiara vermelha com laçarote. Pezinhos vestidos com sapatinho de verniz, vermelho, feito bonequinha.  No começo você estranhou um pouco todo aquele cenário, multicolorido, cheio de gente, tão diferente do seu mundinho. Depois, com um largo sorriso, parece ter se dado conta de que tudo aquilo era em sua homenagem. Ficou encantada com a mesa do bolo, fez poses para as fotografias e circulou com desenvoltura entre os seus convidados. Tomou conta de tudo! Curtiu cada momento da festa. Um dos momentos mais marcantes da festa foi a sua alegria ao brincar no pula-pula. Filha, você se divertiu muito a cada salto, seguindo de um gostoso tombo de pernas para o ar. Suas gargalhadas nos contagiaram. Você corria de um lado para o outro e vinha sorridente até onde eu estava, como se dissesse: "mamãe, este é o melhor lugar da festa! Veja como eu estou feliz!!!". Na hora do bolo, o ponto alto da festa. Você surgiu, vestida de Thinker Bell, de mãos dadas comigo e o seu pai, no alto da escada. Linda, cheia de si e felicíssima com a roupa de gala.  Chegou em frente ao bolo, desfilou e foi muito aplaudida por todos. Muitas e muitas fotos depois, discurso do papai, emoções por toda a parte, decidiu correr por vários cantos da casa de festas. Fiquei tão orgulhosa, filha. Você aproveitou muito a sua festinha. Depois, exatamente às 16h01, capotou no meu colo. Dormiu um soninho gostoso até chegarmos em casa. Foi só entrarmos na garagem do prédio para que você despertasse, com o maior gás novamente, pronta para nova farra. Abrimos todos os presentes! A sala ficou cheia de brinquedos, livrinhos e muitos papéis. Tanta coisa bacana. Agradeço a todos pela lembraça!
Dia feliz, filha. Muito feliz.
Mais uma vez, agradeço a Deus pela sua existência!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Vestido de princesa para celebrar o 1o. aniversário

Uma pequena usando um longo vestido de Branca de Neve, com capa e tudo, e uma festinha da Galinha da Pintadinha. Foi assim que comemoramos, em casa, o seu primeiro aniversário!!! A comemoração em petit comite foi muito agradável e você divertiu-se a valer. É bem verdade que depois de tirar a roupa de princesa que misturava, harmonicamente, as cores amarela, azul e vermelho, o seu rostinho ficou bem mais animado. A sua mãe aqui ficou tão empolgada com o figurinho que nem pensou em fazer bainha para que você pudesse caminhar mais livremente. Depois de fotos e da recepção aos convidados (avós, bisa, tios, pais e irmãos), trocamos o vestido por um muito fofo que a vovó Nita trouxe de presente. Aí, sim, você fez a festa, literalmente. Correu de um lado para o outro, pulou, dançou ao som da girafa que vovô William comprou, entrava e saia da barraquinha cor de rosa com o desenho da Minie que o irmão JP escolheu na loja de brinquedos. Ahj, claro, ficou metida à beça dentro do carrão cinza e pink que papai e eu escolhemos para levá-la para passear pelas ruas de Copacabana. Você simplesmente amou, filha!!!
O dia foi corrido no trabalho, mas consegui montar uma super operação para deixar a casa bem festiva em sua homenagem. Compramos um painel com adesivos da Galinha Pintadinha, fizemos brigadeiro de copinho, beijinho de côco e um risoto de frango delicioso para o jantar. Vó Nita, sempre ela, mandou um buquê de flores muito lindo, que enfeitou com grande charme e delicadeza a sua mesa. 
O dia amanheceu em sua homenagem, Valentina. O sol acordou com mais vontade de brilhar e enfeitar as nossas vidas. Ao longo desse ano, filha, cada sorriso seu nos deu mais vontade de viver. Cada gesto, olhar, movimento em direção aos nossos braços. Tudo que veio de você só serviu para confirmar que a vida é um presente. Você, Valentina, é a minha luz. Agradeço a Deus todos os dias por tê-la aqui conosco. Que o seu caminho seja longo e repleto de momentos de felicidade. Esteja certa de que nestes e em todos os outros eu estarei presente- seja fisicamente, afetivamente, mentalmente, espiritualmente.

Te amo, te amo, te amo!!!!!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quase 1 ano

Valentina, sapeca, está chegando o dia de seu primeiro aniversário!!!!!!!!!

Há tanto o que contar! Prometo que até quinta-feira atualizarei tudinho aqui.

Hoje fomos à natação e você conheceu mais um amiguinho, o Guilherme. Aliás, você está amando fazer farra na piscina da academia. Danadinha, já entendeu que depois do 1, 2, 3 é o momento de saltar na água para o mergulho. Fez direitinho hoje e ainda ganhou elogio da professora! estou adorando fazer aula com você, filha. É pura diversão. Na semana passada, não resisti e comprei um maiô, com touca, de Branca de Neve, acompanhado do roupão desta linda princesa. Para complementar, o vestido longo, com tiara vermelha, capa, luvas e tudo mais. Coloquei o vestidinho em você no sábado e morri de rir com o seu desfile pela casa, toda contente com a roupa nova.
Você agora também dança quando pergunto pela Galinha Pintadinha. Nem precso cantar a música para vê-la rodando fito peão pela casa ou dobrando as perninhas com um sorriso maroto nos lábios.
De manhã, dei muitas gargalhadas quando você pegou o galão de água mineral cor de rosa e ficou zanzando de um lado para outro com ele nos braços pela cozinha. Quando me viu, veio toda feliz erguendo os braços para que eu pegasse o seu brinquedo.
Também deu para acenar e mandar beijos para todos na rua. Adora fazer isso com um dos porteiros do prédio e o segurança da creche.
Agora ã noite, massacrou a pobre da Magali. Ora batia nela, ora, colocava para dormir, dava mamadeira e arrastava a coitadinha pela casa. Foi muito divertido.
Cansada de fazer estripulias, despencou na cama de tanto sono. Amanhã tem mais!
beijos!!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O primeiro mergulho

Filha!! Hoje foi o seu primeiro dia na natação. Estava linda, com o maiô e a touca da minie. Fez um enorme sucesso lá na academia.
A aula, com duração de 30 minutos, foi uma delícia. Cantamos musicas, borbulhamos na piscina e... tchan, tchan, tchan: você mergulhou pela primeira vez! No começo fez uma carinha meio estranha, mas depois curtiu e ficou apontando o dedinho indicador para a água, querendo mais.
Fizemos aula com um amiguinho de oito meses, o Lucas. Risonho e divertido esse amigo. Você adorou!!
Dia corrido hoje. Muito trabalho e, infelizmente, pouco tempo para a família. Cheguei meio tarde e fui recebida por você e o seu irmão na cozinha. Muito bom chegar em casa e poder curtir os filhotes.
Também preciso registrar aqui que você está ficando meio mandona, filha. Basta tirar algo da sua mão e pronto: zanga logo com o autor do gesto que te chateou. Tenho cedido, mas sei que não está certo. É hora de começar, de verdade, a impor alguns limites. É para o seu bem.
beijos!!!!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

É Carnaval

É carnaval, Valentina!! Melhor, dizendo, o seu primeiro Carnaval ao nosso lado. No ano passado, carregava você dentro do meu barrigão e aguardava, ansiosamente, a sua chegada. Deixamos até de viajar por receio de você querer vir jogar confetes e serpentinas do lado de cá...
Querida filha, estamos a caminho do campo! Vamos curtir muito o ar puro e a grama verdinha e brilhante. Vai ser muito legal. De qualquer forma, as suas fantasias já estão na bolsa! Na primeira oportunidade, correremos até a cidadezinha mais próxima para tirar umas fotos bem bonitas. Ah, claro, as fantasias são de cigana e colombina.
No domingo passado levamos você ao Bairro Peixoto para pular carnaval no bloquinho das crianças, bem ali no parquinho, Pena termos chegado após a banda encerrar a sua apresentação, mas deu tempo de sobra para deixá-la solta, junto com os outros pequenos fantasiados ( você de ciganinha), correndo de um lado para outro. Tiramos muitas fotos e filmamos tudo, claro.
Ontem foi a vez do balinho de carnaval lá na creche. Não pude acompanhar porque foi fechado apenas para as crianças, mas já soube que você curtiu muito. Estou louca para ver as fotos.
A sua capacidade de explorar todos os cantinhos da casa nos surpreende a cada dia. Você corre, literalmente, por todos os lados, filha. Ontem ganhou um vestidinho lindo da Kiki e do David e ficou toda prosa com ele. Quando o seu irmão chegou da escola, a primeira coisa que você fez foi mostrar o presente para ele. Bastav dizer " cadê o vestido" que você puxava o tecido e o exibia toda contente. Fico realmente impressionada com a sua inteligência e rapidez para captar as informações.
Também está naquela fase em que adora ficar na cozinha. Ontem mesmo vi um portãozinho e quero comprar logo após o Carnaval. Hoje de manhã, quando eu estava preparando o seu suco de laranja, olhei para trás e lá estava você, sentadinha atrás de mim, assintindo tudo com a maior alegria. Não aguentei e dei boas gargalhadas. Mas é um ambiente perigoso para você, pequena, e temos que evitar que acidentes aconteçam. Mais cedo, um prato de mingau de Mucilon e banana amassada. Foi o jeito que encontrei de fazer com que você não fique de mal com a pobre frutinha. Tem dado certo, embora hoje você tenha torcido um pouco o nariz quando o prato estava quase pela metade.
Bem, agora só depois do Carnaval. Vou ser bem disciplinada desta vez e anotarei tudo no computador para não deixer os melhores momento de fora. Como lá o acesso a internet passa bem longe da casa, terei que fazer tudo em word para depois atualizar aqui, ok?
Quando voltar, quero levantar assuntos importantes deste nosso momento: o desmame, o consumo de Glutén e o famigerado "não".
beijos e até a volta!!!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Parabéns!!!

Hoje é o seu dia, Valentina!!!

Parabéns, filha. Hoje você completou 11 meses!!

Começamos o dia bem juntinhas, em casa. Você e eu estamos tão grudadas, filha... estou adorando isso.
Todos ficam muitíssimo impressionados com a sua inteligência. Você caminha pela casa toda, pega tudo o que acha pela frente e entrega para mim. Absolutamente tudo!! Sapatos estão entre os seus brinquedos favoritos. Por que será que os bebês curtem tanto sapatos, sandálias e afins?
Desde ontem que você tem dançado à beça ao som da Galinha Pintadinha. É muito divertido ver o seu corpinho sacudindo para lá e para cá. Uma graça! Hoje filmei muito você, na frente da televisão, curtindo as músicas de roda do dvd. Só faltou cantar. Mas isso, claro, não deve demorar muito a acontecer.
No dia de seu mesaniversário, você iniciou a adaptação na creche. Eu, mãe experiente neste tipo de relacionamento, senti o meu coração pequenininho dentro do peito. De repente, me dei conta de que você estava, do outro lado do monitor, na sala com um monte de bebês. No início, agarrou no meu pescoço e não queria ir de jeito nenhum. Depois, uma das tias, a pegou no colo mesmo assim e levou você para a salinha. Senti um nó na garganta. Logo você estava entre novos coleguinhas. quietinha, brincando em frente à porta da sala. Um menininho veio rapidamente brincar perto de você. Confesso que não gostei nada da forma como uma das berçaristas sacudia o bebê conforto para ninar um bebê. Fiquei meio angustiada e quase pulei para o outro lado da tela', só para fazê-la parar.
A adaptação não demoru muito, filha. Logo você ficou com soninho e fomos embora. De lá, seguimos para a pediatra. Você, muito serelepe, andou por todo a antesala do consultório, fazendo gracinhas para tudo mundo. Pouco antes de entrar na sala da Kátia, levou um tombo e ficou com a testa marcada. Pobrezinha... aliás, no sábado, quando fomos almoçar no Porcão, você levou um tombo feio e machucou a boquinha. Sofri muito.
Kátia ficou muito impressionada com a sua desenvoltura, filhota. Mas, olha, você pintou e bordou no consultório. Pegou tudo e ficou alucinada pela lixeira. Catou tudo o que tinha lá dentro!!! Katia liberou praticamente tudo: gelatina, mucilon e geléia de mocotó, de vez em quando. Confesso que não gosto muito de dar açucar a você, mas, não tem muito jeito, não posso deixá-la sem carboidrato, né??
Feliz, você encerrou o dia como sempre: sorrindo muito!!!!!
Meu amor, amanhã estaremos juntinhas novamente!
Te amo!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Valentina está ganhando o mundo!

Filha!!!!

Você está desbrando o mundo ao andar por toda a casa. O seu mundo, Valentina!

Hoje, realmente ficamos muito impressionados com a sua inteligência. Filha, pedi o boneco da Galinha Pintadinha e você trouxi direitinho para mim. Depois, a Magali que canta e dança...
Pedi para que você mostrasse quem era a Patricia, e na mesma hora, o seu dedinho apontou para ela.
Dança com as músicas da Galinha e leva tudo o que acha pela frente para o papai e para mim. É demais, filha. Ontem, bateu na porta do seu irmão JP. Ele adora quando você faz isso.
No sítio, aprendeu a chamar os carros, esfregando um dedinho no outro. Curtimos tanto esse passeio!!! Até tomar banho de piscina à noite, fazendo a maior bagunça na água, você tomou...
Há pouco, quando eu arrumava as coisas no seu quarto, você derrubou as roupas passadas no chão e depois me entregou tudinho. Depois, encontrou um pé de meia escondido atrás do seu carrinho e qual não foi a minha surpresa quando você tentou vestí-lo!!! Morremos de rir.
É tudo lindo, mas fico com receio de estarmos excitando demais você na hora de dormir. Mais uma vez, você só cedeu ao sono pouco antes da meia-noite. Eu, caindo de sono, vou correr para a cama agora e aproveitar o seu descanso.
beijos, filhota!!!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ganhando o mundo!!

Valentina,

você agora caminha pela casa inteira com grande desenvoltura!!!! É lindo ver o seu progresso, filha. De repente, esse serzinho tão pequeno, ganhou o mundo aqui dentro de casa. Ontem fiz imagens ótimas de você explorando o corredor, a sala e a cozinha. Aliás, por que será que as crianças gostam tanto da cozinha.
Agora wue você ficou tão independente, tenho que tomar muito cuidado. Hoje, me distraí por dois segundos e cadê você, filha???? Corri pela casa inteira e a encontrei mexendo na lixeira de papel do escritório!!! Ufa, que susto. Levada essa menina.

Hoje o papai deu uma boneca linde de presente para você: Flora. Ela conversa, indica as mãos, pés e canta. Aliás, precisamos conversar um pouco sobre brinquedos educativos.
Outro tema importante: você está torcendo o nariz para algumas frutas. Tudo o que eu temia...
Bem, já está tarde.
Amanhã nos falamos novamente.

Em tempo: lindo hoje você ninando a mamãe e fazendo carinho na minha cabeça.
beijos, beijos!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

De volta para casa

Eu sei, eu sei...
prometi que, em 2013, escreveria diariamente e, mal o ano começou, já estou com um débito de oito dias! Mas acho que merece um crédito, pois nos últimos dois dias no hotel fazenda, ficamos sem internet por conta da falta de luz. Depois, tivemos que arrumar as malas para voltar ao Rio.
Aliás, confesso que as nossas primeiras férias juntas, filha, foram muito boas, mas a mamãe voltou para casa meio resfriada, com dores na coluna e as olheiras lá no pé...rs. A sua bateria, filhota, é de uma energia inesgotável, benza-te Deus!!!! Eu e o seu pai voltamos dois caquinhos!!!!! Mas, olha, valeu muito a pena estar com você 24 horas por dia, sentindo a sua alegraia contagiante. Valentina, como você evolui, filha!! Impressionante a sua capacidade de aprender coisas novas o tempo todo.
Você fez muitos amigos no hotel fazenda e chamou a atenção de todos com o seu sorriso lindo, simpatia, bom humor e, claro, agitação! Fez muita farra na piscina, empurrou o seu carrinho de passeio pela recepção do hotel, andou pelos corredores e até subiu, sozinha, na namoradeira da piscina. Fico até meio tontinha com todas as suas novidades.O mais engraçado é que você faz tudo com a maior naturalidade do mundo, como se nada fosse um esforço para um bebê de 10 meses! Bebê, você bem parece um bebê. É uma mocinha!!!
Destaco aqui também a dedicação do João Pedro como irmão e padrinho. Fiquei com dó dele quando você caiu da cama de casal do nosso quarto. Saiu correndo pelos corredores em busca de uma pedrinha de gelo para colocar na sua testa. Estava assustado, com medo de não dar conta da tarefa, mas passou no teste com grande louvor. Filho, você é realmente uma grande pessoa. Fico comovida com o amor que você tem pela sua irmã.
Na volta do Rio, você, Valentina, já chegou dançando ao som da fofa Magali que a vovó Helena deu de presente no Natal. E por falar em avó, comeu toda a comidinha que a vó Nita fez especialmente para a nossa chegada - frango com quiabo, batata cozina e arroz com cenoura. Você adorou a comidinha dela, filha. Feliz ao chegar em casa, andou pela sala, corredores e abriu um lindo sorriso ao entrar no seu quarto. Viajar é bom, mas voltar para a casa é uma delícia também, né?
Bem, amanhã conto mais. Na última sexta-feira fomos para o sítio e só voltamos hoje. Muitas novidades por lá também.
beijos

domingo, 6 de janeiro de 2013

Farra na piscina.

Oi, filha.

Esta noite você dormiu um pouco melhor. Descobrimos que o problema é o berço do hotel, estreito demais. Quando você gira, bate com os pezinhos na grade e acorda. Bem, quando foi para a nossa cama gigante,tudo foi resolvido. Todos dormimos melhor!
Dia lindo, com muito so. Fizmos farra no parquinho e na piscina. Você curiu muito! Depois do almoço brincou na casinha e fez pose na janela para tirar muitas fotos.
Eu e o papi ficamos um de frente para o outro, sentados cada um numa cadeirinha de criança, e voc6e ia para lá e para cá, andando ( e correndo também) muito bonitinha.Acho que não contei que você está com mania de fazer o número dois com as mãos. Seu pai está ensinando a fazer o 1. Quando perguntamos quantos aninhos você vai fazer, a resposta é algo como um "V' deitado, parecendo um estilingue, segundo JP, aqui do meu lado, no saguão do hotel.
Hoje também esinei você a mostrar a barriga. Na piscina., escalou a cadeira do papei, sem ajuda, e ficou em pé quase em cima da barriga dele. Dormiu tão bem durante o dia...
Não posso deixar de registrar que, ontem, JP fez você dormir. Tão lindo ver você adormecida no colo dele. Bonito mesmo de se ver.
beijos e até amanhã

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Brincadeiras com a amiga

Filha,

hoje você teve um dia bem agitado, com muitas novidades. Nesta enorme fazenda, fizemos um passeio de charrete de manhã e visitamos alguns bichinhos que vivem por aqui. Você se divertiu com os cavalos, bezerros, carneiros, cabras e patinhos muito fofos. Seu pai, meio maluquinho, correu atrás de um pobre patinho que havia estava fora de casa, só para levá-lo para você fazer carinho na cabecinha dele. Foi muito bonitinho vê-la acariciando o novo amigo ( embora eu tenha ficado com receio de que ele decidisse dar uma mordida no seu dedinho...). Como você riu da cena, filha. Quase deu um tapa na cabeça do pobrezinho. Aliás, quando o seu pai o devolveu para o outro lado da certa, uma patinha deu muitas bicadas na cabeça do coitado.

Quando estávamos no finalzinho do almoço conhecemos um casal com um bebê do seu tamanho. Joana nasceu no dia 23 de fevereiro deste ano e mora em Botafogo, pertinho de nós. Nos encontramos no parquinho e foi muito legal ver as duas brincando no tapetão vermelho emborrachado que eu trouxe. É claro que você só ficou ali por alguns minutos, né? Enquanto Joana, muito tranquila, brincava com os seus apetrechos, você ganhou o mundo... caminhou, engatinhou, correu para a grama., entrou e saiu da casinha de bonecas mil vezes, veio atrás de mim. Foi muito engraçado também quando bocê passou a mão na cabeça dela e ela na sua, como se uma achasse que a outra era uma boneca...rs
Depois fomos para a piscina aquecida, mas você dormiu antes que eu pudesse colocá-la na água. Mais tarde, João tomou conta de você para que pudéssemos fazer esteira. Um primor de babá. Mais uma vez, cuidou dela direitinho. Fico muito orgulhosa. Depois de um banho delicioso (a água ficou marrom, filha, de tanta sujeita...rs), uma situação muito chata. Você caiu da cama e todos nós ficamos muito tristes. Ai, como a nossa pequena chorou. Fizemos de tudo para você não dormir. Graças a Deus nada aconteceu e você está muito bem novamente. Como diria a minha avó, mesmo com um olho no padre e outro na missa, a vigilância nunca é suficiente quando se trata de criança.
beijos e até amanhã!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dia na fazenda

Menininha linda,

estamos num hotel fazenda maravilhoso, em Minas Gerais. É exatamente o mesmo em que seu irmão, JP, veio quando era bem pequenino, aos quatro meses. O lugar é bem antigo, uma grande fazenda com área de um milhão de metros quadrados. Tem bichinhos, quadras de esportes, piscina aquecida, parquinhos, casa da brixa, do Tarzan,hotinhas, lagos, pontes, vaquinhas e uma comidinha maravilhosa. Daqui iremos para outras cidades por perto.Você está curtindo muito, meu amor. João Pedro está muito feliz ao lado desta irmã maravilhosa. Como é paciente este meu filho maravilhoso. Fico muito orgulhosa pelo homem que ele está se tornando.
Quando você deitou no camão do nosso quarto ( JP está num quarto só dele), ficou tão alegre!!!! Esparramou-se na cama e sorriu muito. Depois, de tão levada, bateu com o lado esquerdo da testa no na grade do bercinho. Está muito feliz também comendo as comidinhas da fazenda. Adorou o angu, a carne moída e a sopinha de abóbora'. Fico só preocupada com a quantidade de sal, mas estou tentando desencanar um pouco.
JP está aqui do meu lado, com você, brincando à beça. Todos nós ficamos muito impressionados com a sua capacidade de aprender coisas novas. Agora mesmo está colocando e tirando o seu sapatinho na cabeça do JP. A fralda, cheia de número 2...
Amanhã tem mais, filha. Vamos dormir para aproveitar bemo dia!!
Muitos e muitos beijos!!!!!!!

Andando e explorando a casa

 Amada princesa,

o noso primeiro dia de 2013 foi bem agitadinho. Além de todos os preparativos para as merecidas férias num hotel fazenda em Minas Gerais, fomos todos fazer uma visitinha à vovó Nita. Eu, você, JP, papai e vovó Helena almoçamos juntos com ela e o Tio Vad. Tarde muito gostoso em família. Na casa da vovó Nita, você fez muita festinha, andando de um lado para outro do sofá da sala. Brincou com a boneca da vovó e comeu a comidinha que ela, muito carinhosamente, preparou para você.
Em casa, vocë, muito confiante, dá cada vez mais passinhos. Estamos todos encantados com esta sua grande conquista aois 10 meses, Vovó Nita disse que apenas você o tio Vade andaram aos 10 meses. Eu andei aos 9,filha! Somos meninas prodígio...rs
Fiquei particularmente impressionada com a sua atenção diante de um obstáculo importante: o degrau da sala para a varanda. Você foi andando muito segura até que se deu conta de que o degrau estava lá. Gelei. Mas a minha pequena, sentou no chão e analisou o desafio de forma muito meticulosa (olha o ascendente em virgem aí...). Olhou, olhou, desceu uma perninha e ficou por ali mesemo. Uma graça. Também deu muitos gritinhos imitando o seu irmão - aliás, uma babá muito atenciosa e carinhosa.
Fomos todos dormir bem tarde, filha. Muitas e muitas malas para arrumar. Você é pequenininha, mas a bagagem é enoooorme!
beijos mil!